Escrito por:

Newsletter seta
Partilha no Facebook
Partilha no Twitter

Subscrever Newsletter:

Subscreva a nossa Newsletter e receba as novidades personalizadas para si:

Estamos também no Facebook:

Fechar (x)

Android M

A Google apresentou hoje as principais novidades da nova versão Android M. Esta nova versão do sistema operativo Android para Smartphones e Tablets será lançada no final do presente ano de 2015, substituindo assim o actual Android Lollipop.

Tal como no ano passado, o nome Android M, é um nome de código para a versão que sairá algures no final do ano. Tal como o Android L foi para o Lollipop. As grandes novidades desta nova versão do Android M estão focadas nas funcionalidades, principalmente na capacidade de diminuir os passos para determinadas funções.

1. App Link

Dentro das novidades do M de forma a facilitar a vida dos utilizares está a funcionalidade apelidada de App Link. Esta nova funcionalidade permite aos desenvolvedores de aplicações eliminar a janela de escolha de aplicação para abrir determinado link. Ao clicar num link para o Twitter por exemplo, num email, ou numa página web, o Android não lhe vai perguntar se deseja abrir a aplicação no Chrome, ou noutra aplicação, irá abrir automaticamente na aplicação do Twitter, se esta estiver instalada no seu Android M.

2. Partilha de conteúdo no Android M

Novidade semelhante acontece na partilha de informação. O Android M ordenará os contactos para partilhar consoante a frequência de partilha, por aplicação. Se partilha muitas musicas do Rdio com o João, nesta aplicação o João estará nos primeiros contactos da lista para partilhar. Se no SoundCloud partilha mais com a Joana, então nesta lista de partilha, a Joana estará nos primeiros lugares da lista.

3. Android Pay e API para leitor de impressões digitais

Onde o Android M quer facilitar bastante o processo de execução é nos pagamentos, sem perder a segurança. Para tal a Google apresentou em conjunto o novo Standard APIs para o leitor de impressões digitais do M. Pode utilizar este API para desbloquear aplicações, o Android M e para efectuar pagamentos no Android Pay, compatível com todos os outros "sistemas Pay" disponíveis no Android, como por exemplo o Samsung Pay. A integração com as aplicações é simples, funciona com pagamentos via NFC, mas também com pagamentos dentro de aplicações como Amazon.

4. Chrome Custom Tabs

Outra novidade relacionada com a facilidade de processos do Android M são os separadores customizáveis do Chrome. As aplicações como Facebook, Pinterest, entre outras, poderão fazer uso do navegador Google Chrome quando abrem links externos por exemplo. Nestas situações, o Chrome irá camuflar-se dentro da aplicação, mas permitindo que passwords, preenchimento automático de campos, entre outros dados que guarda no Chrome possam ser utilizados em conjunto com a aplicação, mas dentro do Google Chrome.

5. Permissões das aplicações

Onde o Android M não tem como objectivo facilitar os passos é na autorização de permissões para aplicações. Agora requer alguns passos extras. Não lhe será pedido para aceitar as permissões de determinada aplicação quando a instala, mas sim quando a usa, e quando a aplicação necessita de determinada app. Por exemplo, quando utiliza o microfone do Whats App para enviar uma mensagem voz para um contacto, o Google irá apresentar uma pequena janela para autorizar a aplicação Whats App a aceder ao microfone. A autorização apenas será pedida uma vez!

Poderá inverter a autorização nas definições. E neste ponto existem duas formas de se organizar, por aplicação, ou por permissão. Pode pesquisar quais são as aplicações que tem autorização para usar o microfone, ou poderá ver quais são as permissões que a aplicação Whats App utiliza. Nesta gestão poderá habilitar, ou, desabilitar permissões. Alguns fabricantes de smartphones já possuíam funcionalidades semelhantes.

Esta novidades do Android M trará mais passos, mas irá aumentar a consciência do utilizador, sobre que tipo de permissões determinada aplicação utiliza.

6. Selecção de texto

Estas são as principais novidades do Android M anunciadas na Google I/O 2005, mas existem mais. Por exemplo a selecção de texto está mais fácil, quando selecciona da esquerda para a direita ele vai avançando palavra a palavra, se quiser seleccionar letra a letra o processo está facilitando avançando da direita para a esquerda.

7. Controlo de volume(s) e Autonomia

O controlo do volume do smartphone foi também facilitado, face ao que foi apresentado no Android Lollipop. A autonomia em Standby do Android M possui segundo a Google uma duração 2x superior. Com a chegada do USB Tipo C, o Google trás também a opções de usar um dispositivo Android M como carregador. Além das vantagens de um carregamento mais facil.

Existem muitas mais pequenas novidades do Android M que não foram apresentadas de forma exclusiva durante a Google I/O 2015. Estas novidades estão já disponíveis na Preview do Android M disponível hoje para os Nexus 6, Nexus 9 e 5.

Categoria:Smartphones
Newsletter seta
Partilha no Facebook
Partilha no Twitter

Subscrever Newsletter:

Subscreva a nossa Newsletter e receba as novidades personalizadas para si:

Estamos também no Facebook: