Escrito por:

Newsletter seta
Partilha no Facebook
Partilha no Twitter

Subscrever Newsletter:

Subscreva a nossa Newsletter e receba as novidades personalizadas para si:

Estamos também no Facebook:

Fechar (x)

Lampada-LED-100-anos

Benito Muros é um espanhol fundador da organização SOP (Sem Obsolescência Programada) que afirma que é possível que os seus electrodomésticos durem a vida toda. Devido a estas declarações, mas sobretudo devido à criação de uma lampada com um período de vida de + de 100 anos, Benito Muros já foi ameaçado de morte!

Certamente saberá que os seus electrodomésticos possuem um período de vida encurtado, o seu PC não vai durar para sempre, mesmo que o trate como um deus, a maquina de lavar, a TV, ou o frigorifico/combinado que tem em casa possuem um tempo de vida inferior a 10 anos, quando no tempo dos nossos avós duravam 20/30 anos!

A esta "evolução" deu-se o nome de obsolescência programada, que foi introduzida entre os anos 20 e 30. A ideia é fazer com que os produtos que compra não durem muito tempo, de forma a ter a necessidade de comprar outros.

Benito Muros luta contra essa obsolescência programada que cada vez mais é declarada, sem que nada o impeça. Peças essenciais para electrodomésticos são colocadas preditadamente junto das partes que mais aquecem, de forma a diminuírem o seu período de vida, ou, então a utilização de materiais de menor qualidade em zonas essenciais dos electrodomésticos são alguns dos exemplos mais comuns.

Este consumismo não é motivado pela melhoria de qualidade do produto, ou, por alguma funcionalidade nova, mas sim pela necessidade de vender que as produtoras têm, que levam à produção de produtos com fim anunciado e encurtado.

Para conceber a sua lampada, Benito Muros, viajou até o parque de bombeiros de Livermore (Califórnia), onde existe uma lâmpada que permanece acesa faz mais de 111 anos. Não faz qualquer sentido que em 1902 se conseguisse produzir lampadas com maior durabilidade que as atuais, 2013! O mesmo se passa nos electrodomésticos.

Além do impacto na carteira de 92% da população mundial, esta politica de consumismo tem um impacto no ambiente.

A lampada deste espanhol possui um preço de 39€, e pode ser comprada online. Entre outras vantagens:

  • Gasta 92% menos eletricidade que uma lâmpada incandescente, 85% menos que uma alógena e 70% menos que uma fluerescente.
  • Não produz calor, quase nenhum.
  • Possui uma garantia de 25 anos, com funcionamento a 100%, 24 horas por dia, 365 dias por ano.
  • Funciona a 100% de iluminação a partir do momento em que a liga.
  • Não se queima ao acender e desligar repetidamente.
  • Não produz ruído.
  • Consegue iluminar em temperaturas de até -45 graus.
  • Segue todas as normas ambientais
  • Emite 70% a menos de CO².
  • Por ter mais tempo de vida, produz menos resíduos para a natureza.
Categoria:Gadgets
Newsletter seta
Partilha no Facebook
Partilha no Twitter

Subscrever Newsletter:

Subscreva a nossa Newsletter e receba as novidades personalizadas para si:

Estamos também no Facebook: