Escrito por:

A Noruega será o primeiro páis a desligar a rádio por FM. A medida avança em 2017 neste país Europeu. DAB e DAB+ serão as tecnologias padrão para transmissão de rádio na Noruega.

Newsletter seta
Partilha no Facebook
Partilha no Twitter

Subscrever Newsletter:

Subscreva a nossa Newsletter e receba as novidades personalizadas para si:

Estamos também no Facebook:

Fechar (x)

Noruega radio fm

 A Noruega prepara-se para ser o primeiro país do mundo a desligar a Rádio FM, tendo anunciado o adeus a esta tecnologia para o inicio de 2017. O ministro da cultura do país nórdico anunciou que o país tem como objectivos colocar o Digital Audio Broadcasting (DAB) como padrão nacional.

 O encerramento da rádio via FM iniciará a 11 de Janeiro de 2017, e irá começar pelo norte do páis, avançando para o sul gradualmente. A medida foi proposta algures em 2011 na Noruega.

 O governo norueguês concluiu que o país é capaz de efectuar uma transição suave para o mundo da rádio digital. Um dos factores que pesou nesta análise interna, foi o actual número de ouvintes através de rádio digital, que no país nórdico é já bastante elevado, 56%. A maioria das rádios no país também já transmite em digital.

 As vantagens do DAB para o FM são claras. Primeiro ponto fundamental, o FM é 8 vezes mais caro que o DAB para os emissores. O DAB permite também um audio de qualidade superior ao do FM. Actualmente a Noruega possui 22 rádios nacionais a emitir em DAB, contra 5 a emitir em FM.

 A tecnologia DAB já se encontra a ser utilizada desde de 1995 na Noruega, enquanto que a tecnologia DAB+ chegou em 2007 ao pais Europeu. As estações de rádio vão poder escolher entre estas duas tecnologias.

 É bastante provável que esta mudança chega a mais países Europeus. Por cá, Portugal, ainda é demasiado cedo para se falar nestas mudanças, pois a rádio FM ainda é uma tecnologia muito utilizada no nosso país.

Categoria:Mundo
Newsletter seta
Partilha no Facebook
Partilha no Twitter

Subscrever Newsletter:

Subscreva a nossa Newsletter e receba as novidades personalizadas para si:

Estamos também no Facebook: