Escrito por:

Google News será encerrado em Espanha no próximo dia 16 de Dezembro. Os políticos espanhóis não tem a noção da asneira que acabaram de fazer com a nova lei contra o Google News.

Newsletter seta
Partilha no Facebook
Partilha no Twitter

Subscrever Newsletter:

Subscreva a nossa Newsletter e receba as novidades personalizadas para si:

Estamos também no Facebook:

Fechar (x)

A relação entre o Google e a União Europeia não tem sido muito saudável para a empresa americana nos últimos meses. Ao nível local, as relações também não estão melhores. A primeira "vitima" desta má relação será a Espanha. A partir do dia 16 de Dezembro o Google News irá abandonar o mercado espanhol.

Em Espanha irá entrar em vigor no próximo dia 1 de Janeiro uma legislação que força a cobrança por parte das publicações de conteúdo ao Google, por cada trecho de texto utilizado pelo Google News. O incumprimento desta lei pode resultar numa multa até 600 mil € para a Google. O serviço do Google News não é um serviço sustentado por publicidade, por essa razão, o Google decidiu encerrar o serviço no mercado espanhol.

O serviço do Google News será encerrado em Espanha e as publicações espanholas serão retiradas do Google News de outros países, como é o caso dos países da América latina que partilham a mesma linguagem. A maior consequência deverá cair no lado das publicações, que deverão perder imenso tráfego internacional proveniente deste serviço, de países como Chile, Argentina, entre outros países de língua espanhola.

Sites espanhóis vão sentir na pele a ausência do Google News!

A Web ficará também mais pobre, principalmente para os espanhóis que utilizam o serviço do Google. Pessoalmente, não sei se os políticos espanhóis tem noção do que estão a fazer, pois além da humilhação internacional, as publicações de Espanha verão os seus números de visitantes cair drasticamente, e por consequência, os rendimentos também vão descer.

Todos os sites vão perder visitantes e por consequência, vão perder rendimentos, mas a maior perca será notada nos sites mais pequenos.

Lobbys dos grandes media poderão estar por detrás desta estupidez.

O Google News é uma fonte de tráfego para todos os sites, mas uns tem uma maior dependência do que outros neste ponto. Os grandes sites, provenientes de publicações com muita história, vão perder tráfego, mas a sua maior fonte de tráfego ainda é o publico que conhece a marca à vários anos. Já os sites mais novos, que não tem um passado nos media tradicionais, são mais facilmente dependentes de fontes de tráfego como o Google News, e nestas situações, as consequências poderão ser mais sentidas.

Fica na duvida, ou os políticos espanhóis vivem no séc 19, e não percebem que o Google News dá mais do que recebe, ou a associação dos grandes media espanhóis está a armar um "plano" para dificultar a vida aos sites mais novos.

O risco desta medida se alargar para outros países na UE é grande, graças à enorme influencia dos media nos meios políticos. Em Portugal, quem controla os media são as mesmas famílias que controlavam os media à 100 anos atrás e a influencia politica é grande. Apesar de o Biovolts não fazer uso do Google News em Portugal, caso algum dos nossos conceituados políticos tenha uma feliz ideia como esta, seremos obviamente contra!

Categoria:Mundo
Newsletter seta
Partilha no Facebook
Partilha no Twitter

Subscrever Newsletter:

Subscreva a nossa Newsletter e receba as novidades personalizadas para si:

Estamos também no Facebook: