Windows 10

Escrito por:

Conheça o Windows 10, o sistema operativo no meio de tudo, que pretende ser omnipresente, desde do seu smartphone até ao mundo da realidade aumentada.

Newsletter seta
Partilha no Facebook
Partilha no Twitter

Subscrever Newsletter:

Subscreva a nossa Newsletter e receba as novidades personalizadas para si:

Estamos também no Facebook:

Fechar (x)

A Microsoft anunciou ontem no final da tarde (Portugal) as suas novidades para o Windows 10, que agora fará parte de um leque muito grande de dispositivos, desde de computadores, até smartphones.

A grande novidade do Windows 10 promete ser a Cortana. A assistente pessoal do Master Chief de Halo chega agora aos computadores com Windows. Depois de ter aterrado nos Windows Phone. Segundo as demonstrações da Microsoft a Cortana será uma assistente pessoal muito competente, fazendo um papel de secretária. Agendamento de tarefas, composição de mensagens de email e um forte conhecimento graças às capacidades de pesquisa, prometem muito. Enviar um email de forma fluída, utilizando apenas a voz, com frases do quotidiano foram apenas algumas das "conversas" que soaram a um futuro risonho para a assistente da Microsoft, Cortana.

Outras das novidades do Windows 10 serão as aplicações universais. No Windows 10 partilhará a loja com smartphones, tablets, portáteis, computadores de secretária, consolas e mesas gigantes. A Microsoft apresentou como aplicações universais o Office, Outlook, Photos, mas serão mais, quando o Windows 10 chegar ao mercado. Estas aplicações vão funcionar em simultâneo, neste leque de dispositivos diferentes, e as modificações que fará no seu smartphone, irão aparecer no seu portátil, tablet, ou computador.

Cortana pode ser muito util num computador.

Além da Cortana, a Microsoft vai trazer também outro elemento de Halo, Project Spartan, é para já o nome de código do substituto do Internet Explorer. Trás consigo funcionalidades nunca antes vistas em qualquer outro navegador web. Este novo navegador que chegará para o Windows 10 tem como novas funcionalidades as anotações sobre as paginas, ou comentários de páginas, que pode facilmente partilhar com outras pessoas. O novo browser possui uma lista de leitura, onde guarda artigos para ler posteriormente, bem como a Cortana, que o ajudará a localizar sítios, ou encontrar respostas.

OneDrive vai ter o seu Carousel

A aplicação Photos, que enumeramos no paragrafo das aplicações universais do Windows 10, é outra das novidades. Esta galeria de imagens está sincronizada com o serviço da Cloud da Microsoft, OneDrive. As fotos que captura no seu smartphone, serão automaticamente apresentadas noutros dispositivos com a aplicação Photos. Além desta sincronização, a aplicação é ainda capaz de melhorar fotos automaticamente, bem como eliminar/ocultar fotos repetidas. No entanto, ao nível da organização, a principal capacidade desta aplicação Photos da Microsoft será a criação de álbuns automaticamente, baseada nas pessoas presentes nas fotos, na localização e na data que foram capturadas.

MicrosoftWinbdows10Games

Como já se tinha anunciado, o Windows 10 será provavelmente a melhor plataforma para jogar no PC. As novidades são muitas e se possui uma Xbox One, vai gostar de as ler. A Microsoft permite que jogue jogos da sua Xbox One, no seu Pc, podendo assim desocupar a sua TV da sala. Claro que estamos a falar de streaming de conteúdo, da consola para o PC. Ainda nos jogos, o Windows 10 permitirá a gravação simples e nativa,dos seus jogos, sem precisar de uma aplicação de terceiros. Permite também o acesso ao seu perfil da Xbox Live.

Tudo isto será gratuito para quem já possui um Windows 8.1, ou Windows 7. Os utilizadores de smartphones Windows Phone 8.1 também vão poder usufruir gratuitamente, naturalmente.

Windows10Mobile

Windows 10 nos smartphones.

Por falar em Windows Phone, os smartphones com este sistema operativo vão poder instalar o Windows 10. A Microsoft apresentou algumas novidades, mas matem a base do sistema, ao nível de design. O Skype virá nativamente, o teclado do sistema poderá ser ajustado ao nível do tamanho, a interface de definições sofreu uma agradável modificações e será igual à dos computadores Windows 10. Existirá agora também uma possibilidade de resposta rápida nas notificações.

SurfaceHub

Surface Hub para reuniões.

As novidades da Microsoft não se ficaram pelo software. Como dissemos o Windows 10 estará também disponível em ecrãs de grandes dimensões. É o caso do Surface Hub. Um gigante PC com um ecrã de 84 polegadas e resolução 4K, contando ainda com tecnologias como Bluetooth, Câmaras e NFC, idealizado para reuniões com várias pessoas.

MicrosoftHoloLens

A grande surpresa foi o HoloLens!

Por fim, e de forma totalmente surpreendente, ou talvez não, a Microsoft apresentou a sua tecnologia Microsoft HoloLens, uma tecnologia de hologramas virtuais que surpreendeu tudo e todos.

Pode saber mais sobre o Microsoft HoloLens neste artigo.

Como será o futuro dos dispositivos Microsoft?

Foram muitas novidades, muita coisa nova para assimilar. O Microsoft HoloLens pode ser realmente algo muito interessante, se funcionar como aparentemente funciona. O Windows 10 terá como funcionalidade chave a Cortana, mas para os jogadores será certamente a capacidade de conversação com a Xbox One. Já para os utilizadores de smartphones Windows Phone, a maior novidade do Windows para smartphones poderá ser mesmo o sucesso da loja unificada, que poderá trazer para os smartphones com Windows 10, novas e melhores aplicações.

Categoria:Informática
Newsletter seta
Partilha no Facebook
Partilha no Twitter

Subscrever Newsletter:

Subscreva a nossa Newsletter e receba as novidades personalizadas para si:

Estamos também no Facebook: