No Mans Sky - O jogo que o obrigará a comprar uma PS4

Publicado a: 18/Nov/2014 ; Por: Tiago Araújo

No Man's Sky é o jogo que o irá obrigar a compara uma Playstation 4, foi uma das principais novidades durante a E3 de 2014.

No Man's Sky é o nome do jogo que lhe obrigará a comprar uma Playstation 4. Lembra-se quando comprou um Game Boy só para jogar Pokemon? Eu lembro-me. A ideia de um jogo ilimitado, onde após apanhar os 150 Pokemons o jogo não acabava. No Man's Sky não tem nada a ver com Pokemons, mas a sensação é a mesma.

Todos nós temos, ou somos, aquele amigo que dizia que ia jogar GTA 3 só para andar pela cidade, sem fazer missões. Depois de ver o primeiro gameplay de No Man's Sky irá ficar com a mesma sensação, ou pelo menos, terá um amigo que irá ficar com a mesma sensação.

O The Verge apelidou este jogo como o mais ambicioso do universo, e não é para menos. No Man's Sky possui, desde da E3, muitos focos apontados para si, pois, pode ser realmente o primeiro jogo com um mundo aberto e digno deste nome. Não existe uma linha a seguir, um tempo a cumprir, nem sequer uma missão a realizar. Existe um universo em expansão e por consequência, em criação. Existem locais, planetas, galáxias que nem os criadores do jogo conhecem, pois No Man's Sky é um jogo que apresenta um universo em criação automática, através de algoritmos, ou seja, matemática.

no-mans-sky

A lógica de um jogo sem rumo, num universo vasto de diversidade.

O jogo apresenta um universo em expansão, com planetas inexplorados, exóticos e com uma grande variedade na fauna, nos habitantes, no tamanho e claro, no perigo. No Man's Sky não é um jogo sobre um planeta, sobre uma estrela, ou galáxia, é sobre um universo inexplorado e em expansão. O jogo como já dissemos não tem missões, mas possui níveis entre os jogadores, estes níveis irão apontar o jogador para um ponto convergente, o centro da galáxia.

O interesse pelo centro da galáxia será para encontrar equipamentos melhores, como naves espaciais, mas sobretudo para encontrar oportunidades mais lucrativas, de forma a conseguir evoluir os seus equipamentos. A preferia deverá ser mais calma, ao nível de sobrevivência e irá contar também com material mais raro, para equipar os seus equipamentos.

Esta lógica de jogo lembra-me o World of Warcraft, onde as cidades principais, como Orgrimmar, eram claramente mais habitadas por jogadores. Nas áreas ao redor das lojas de de leilões, onde as oportunidades de negócio eram maiores, a confusão estava sempre instalada. For the Horde!

O jogo irá convergir para o centro da galáxia.

No Man's Sky é um jogo de sobrevivência, o jogador irá iniciar o jogo com um pequeno kit, apenas suficiente para chegar à central espacial mais próxima. Após este ponto, a exploração começa, o jogador terá de evoluir as suas capacidades e dispositivos, para tal terá de encontrar o seu próprio caminho, sem missões, sem uma narrativa pré-definida. A cooperação entre jogadores é possível e recomendada, mas como este será um jogo multi-jogador, os criadores ainda não sabem o que irá acontecer, pois serão os jogadores a decidir como evoluir e como jogar.

A evolução com o decorrer do jogo poderá ser feita através de trabalhos, o jogador poderá basear a sua evolução com explorações de locais remotos, poderá ser um caçador furtivo de espécies, ou de recursos, ou simplesmente entrar em batalhas, proteger locais, entre outros tipos de trabalhos básicos. Será assim que o jogador ganhará recursos para evoluir os seus dispositivos.

no-mans-sky-fauna

Todo o universo de No Man's Sky é criado através de algoritmos, existem planetas inexplorados, até pelos criadores do jogo, outros que ainda nem foram descobertos.

Quanto à escala, os responsáveis de No Man's Sky avisam para não subestimarem a grandiosidade do universo de No Man's Sky, afirmando que se tiverem a sorte de ter 1 milhão de jogadores, podiam coloca-los a todos num planeta, que estes estariam ainda assim separados por uma grande distancia.

Os mesmos responsáveis afirmam que 90% dos planetas de No Man's Sky não terão condições para sustentarem vida, mas ainda assim serão exploráveis. Apenas 10% dos planetas possuirão criaturas, ou seja, serão habitados e a maioria deles será por seres primitivos.

{youtube}MZO40WBNA60{/youtube}

A grande dimensão do universo de No Man's Sky é um problema para a pequena equipa de 10 pessoas. A criação dos planetas e criaturas que os habitam é gerada automaticamente através de um algoritmo, de outra forma não seria possível para uma equipa tão pequena e um universo tão diversificado. E como na vida real, a fauna, a cor e o tamanho de cada planeta são afectados consoante a distancia a que se encontram da estrela do seu sistema.

no-mans-sky-e3

O que, e para quando esperar No Man's Sky

Ainda existem muitas questões por responder, será possível criar civilizações durante jogo? Será possível construir e destruir edifícios? É uma missão árdua que está nas mãos destes desenvolvedores. A lógica por detrás de No Man's Sky é o seu maior argumento, para já conseguiu angariar facilmente um grande leque de fãs dentro do mundo gaming, mas conseguirá atingir as massas?

No Man's Sky será um exclusivo da Playstation 4, como já deve ter percebido. Foi apresentado durante a E3 de 2014, e junto com o jogo Evolve, foi dos títulos mais populares de feira de jogos E3 deste ano. A equipa de produção de No Man's Sky é bastante pequena, quando comparada com outros jogos, o que é ainda mais interessante, no ponto de vista do fã.

O jogo está a ser produzido pela HelloGames, uma pequena empresa sediada no Reino Unido que no seu curriculum tem o jogo multi-plataforma Joe Danger. Ainda não foi anunciada a data de lançamento para o jogo No Man's Sky.