Conheça a nova Lara Croft de Tomb Raider 9

Publicado a: 24/May/2013 ; Por: Tiago Araújo

Em Tomb Raider 9, vai conhecer mais sobre Lara Croft, do que nos últimos 16 anos da saga. Em 2013, Lara regressa à juventude, com 21 anos, onde formou o seu carácter.

 Lara Croft é o maior ícone feminino no mundo dos videojogos, é a personagem principal de Tomb Raider. Uma história que conta as aventuras de uma mulher britânica aventureira e corajosa, a "Indiana Jones" feminina.

 O primeiro jogo da saga chegou em 1996, para plataformas como Playstation, Windows, Sega Saturn, Mac e imagine-se MSDOS. Até aos dias de hoje, foram lançados 9 títulos de Tomb Raider, mas apesar disso, este próximo capitulo é o Tomb Raider 9, isto porque a versão especial de aniversário não conta para somar numero no nome do jogo.

 A saga já passou por duas mãos distintas, ao nível da produção, até 2003 ficou a cabo da Core Design, mas em 2006 começou a ser desenvolvido pela Crystal Dynamics, a responsável por este Tomb Raider 9.

 O jogo tem data de lançamento marcada para o dia 5 de Março de 2013, chega para plataformas como Playstation 3, Xbox 360 e PC.

Medo, insegurança e ingenuidade, são adjetivos que não conhecíamos em Lara Croft

 Ao contrário dos outros títulos, Tomb Raider 9 não conta a história da heroína Lara Croft, mas sim da adolescente Lara Croft. Em 2013 regressa às origens do ícone feminino, do tempo em que ainda era uma jovem britânica.

 A principal mudança neste titulo está na atitude de Lara Croft, totalmente diferente. Neste titulo encontramos uma Lara Croft vulnerável, frágil e sensual, onde estas 3 características misturam-se em quase todas as cenas.

 No conteúdo revelado até à data, é possível ver que a personagem principal vai apanhar muito, cair, cortar-se, lutar, voltar a cair, cortar-se mais um pouco e sobretudo, apanhar muita tareia. Ainda assim, com um sentimento de pena ao matar um animal para se alimentar.

 São estas experiencias de vida que fizeram a Lara Croft que conhecíamos até hoje, pelo menos é esse o objectivo que a Crystal Dynamics tem em mente, como história da saga.

 Neste jogo, Lara Croft tem 21 anos, acabou os seus estudos superiores e parte para a aventura. Mostra medo na cara, face aos perigos que encontra, bem como demonstra habilidades de sobrevivência e sentido de justiça.

 Camilla Luddington nasceu no Reino Unido, em 1983, é a atriz que dá voz e movimentos a esta jovem Lara Croft. Na sua carreira cinematográfica, entrou no filme William & Kate, no papel de Catherine Middleton. No currículo constam também passagens por series como Californication, Anatomia de Grey e True Blood.

Lara-Croft-Tomb-raider-9

Lara-Croft-Tomb-Raider-2013

Campanha com 12 a 15 horas de jogo

 A mudança de carácter apresentada no capitulo acima, sobre Lara Croft reflete muito as alterações que se passam em Tomb Raider 9, neste jogo irá conhecer mais sobre Lara Croft do que nos últimos 16 anos de jogos!

 Em 2013, Tomb Raider começa a contar a história da sua heroína, do ícone que acompanhou gerações, este novo jogo bem que se podia chamar de Lara Croft. O foco da história do jogo é pela primeira vez a história da personagem, e não a história do artefato.

 O jogo começa com Lara a embarcar num navio chamado Endurance, com o seu mentor. Em busca por uma frota perdida, Kubla Khan, o navio da Lara afunda durante a passagem pelo costa Japonesa. Começando assim a nova história de Tomb Raider, numa ilha, em que Lara não está sozinha. Os inimigos não vêm dos animais que terá de enfrentar para sobreviver, mas sim dos seus comuns, humanos.

 

Photobucket

 Ao contrario dos outros títulos, Tomb Raider 9 não é um jogo de armas e tiros, Lara é incapaz de matar em grande parte do jogo, e quando o faz, é um dos momentos mais marcantes do jogo. Em 2013 matar não é essencial, nem procurar artefatos, vai conhecer o mundo que criou Lara Croft. Conteúdo, buscas por artefatos continuarão, mas como objetivos secundários, matar será essencial para a sobrevivência de Lara.

 O modo de campanha do jogo terá entre 12 a 15 horas de jogo, o que faz deste, uma aventura longa.

 

Gráficos e som

Tomb Raider 9 não será um jogo inovador neste ponto, não trará gráficos sonantes, capazes de invejar outros títulos. Em Tomb Raider 9 os gráficos estarão focados nos senários e na iluminação destes.

 Para já, os cenários de jogo que foram apresentados revelam ambientes muito escuros, onde as fontes emissoras de luz, ou o reflexos destas, marcarão muito o cenário. Fogueiras, incêndios, focos de luz artificial, ou pequenos raios de luz natural que escapam pela floresta densa onde Lara se aventura, são comuns no Gameplay apresentado até à data.

 Foi possível ver, até agora, cenários muito bem trabalhados, muito elegantes, marcados por cores fortes, num estilo HDR, o que mostra muito o caminho que as texturas do jogo terão.

 

Tomb-Raider-Graphics

 Os terrenos parecem até agora, mais trabalhados que a textura das personagens, foi possível ver animações muito bem trabalhadas de plantas, água e outros objetos dos cenários.

 As animações das personagens são básicas, comuns num jogo de aventura, mas de notar que o jogo ainda não está pronto, ainda existe muita aresta por limar. Por exemplo, no trailer acima é possível ver Lara ser atacada por um lobo, onde podemos ver a textura do pelo do animal, ainda muito básica.

 Neste momento, no que toca a personagens, a Crystal Dynamics parece ter trabalhado muito mais as emoções, do que propriamente a textura e animações. É já possível ver medo e insegurança em Lara, nos apenas 3 minutos de gameplay do trailer.

 O som parece-me muito mais desenvolvido que os gráficos, ou então, será um som com um nível de qualidade superior aos gráficos. Num jogo de aventura como Tomb Raider, os sons da natureza não podem ser colocados de lado, e o gameplay mostrou qualidade neste ponto.

 A percussão é um destaque nas musicas de fundo, tambores marcarão passo na aventura de Lara, mas sons metálicos, serão também muito frequentes, não só resultantes de consequências do jogo, mas também na banda sonora de Tomb Raider.

 O som ficou a cargo do compositor Jason Graves que ganhou um British Academy Award para melhor banda sonora, com o jogo Dead Space.

 

Espectativa é enorme, não pelas novidades motoras, mas pelo porquê dos ultimos 16 anos

 Este é o melhor argumento da Crystal Dynamics, não se faz uma heroína sem que esta não falhe, não caia, não se arranhe, não sinta medo, insegurança, ou que em algum momento, não pareça demasiado inocente.

 Tomb Raider 9 não vai trazer novidades no modo campanha, não vai trazer novos modos de jogo que encantem pela novidade e criatividade, não vai trazer gráficos deslumbrantes. O que Tomb Raider trás, é a história de um ícone do mundo dos jogos, da sensualidade e do mundo feminino nos jogos. Não é apenas uma história nova, de um novo artefato escondido e ameaçado por pessoas com más intenções, mas sim o porquê dos últimos 16 anos de Tomb Raider, a origem da heroína de calções curtos e grande sensualidade.

 O jogo chega no dia 5 de Março de 2013, para PC, Xbox 360 e Playstation 3. Fique com o trailer.

Photobucket