Análise - Fifa 14

Publicado a: 17/Nov/2014 ; Por: Tiago Araújo

Fifa é sempre um candidato quando procura um jogo de futebol, mas quando quer um simulador de futebol, a opção é única, Fifa 14!

Ano após ano a EA renova o seu simulador de futebol, com melhorias na jogabilidade, gráficos, modos de jogo e base de dados. Fifa 14 não é excepção. A evolução nem sempre engloba estas 3 características em simultâneo, num ano a grande melhoria pode ser focada na jogabilidade, noutro nos gráficos. A renovação da base de dados é que é obrigatória, até porque é a vantagem mais antiga que possui em relação ao seu maior rival.

Quando falamos em rivais, falamos da rivalidade entre "sagas", Fifa e Pro Evolution Soccer, pois este ano, o maior rival do Fifa 14, é mesmo o Fifa 13. Sem uma melhoria sonante, Fifa 14 oferece um titulo consolidado, onde as grandes melhorias dos títulos passados marcam presença de uma forma muito mais elaborada.

Fifa 14 apresenta ao publico uma excelente simulação de futebol, com adversários inteligentes, capazes de se adaptar às suas fraquezas e colegas de equipa suficientemente inteligentes para perceber como e quando se desmarcar, bem como quando deixar o adversário com o jogador, ocupando outra posição do terreno.

Em Fifa 14 todo o erro tem uma consequência e errar nunca foi tão humano

A física de Fifa está cada vez mais apurada, Fifa 14 melhorou significativamente este pormenor. Os jogadores não possuem um movimento pre-concebido de forma igual para todos, dependendo se corre, ou se anda. Fifa 14 oferece uma física de nível superior. Existem uma serie de factores que podem influenciar a fluidez dos movimentos dos seus jogadores. Altura, peso, velocidade, equilíbrio, agilidade, condições climatéricas e do terreno, capacidade de choque, velocidade, aceleração, força, entre outros, fazem todos parte dos cálculos instantâneos de Fifa 14, a quando dos movimentos dos jogadores.

A bola não está simplesmente colada ao pé do jogador, bem como a sua força e agilidade irão depender da forma como aborda o lance e claro, de todos os factores que referi acima. Uma correria louca de baliza a baliza não vai acabar com um remate fortíssimo à baliza do adversário, a não ser que o seu jogador se chame Cristiano Ronaldo, mas até mesmo esse vai em algum momento, cometer o erro de adiantar em demasia a bola e não a proteger como deveria e permitir o corte do defesa.

Por falar em defesa, se insistir em carregar no botão de correr enquanto defende uma investida do Messi, irá notar que a agilidade e malabarismo do seu adversário irão cansar e baralhar o seu defesa ao ponto de reparar que a bola já está dentro da sua baliza. São pormenores que fazem da Fifa 14 o jogo de eleição para quem gosta de futebol.

fifa-14-renderBale-fifa-14

Claro que falar de qualquer Fifa, após o Fifa 12, sem referir o modelo defensivo do jogo, é ocultar a principal razão de Fifa ser muito superior ao PES desde daí. Em Fifa 14 não basta carregar nas teclas de corte, é necessário que o corte seja realizado no momento exacto, caso contrário irá ser ultrapassado, ou cometer uma falta. Necessita de se aproximar do adversário e esperar que este cometa o erro de adiantar, ou desproteger a bola para que efectue o corte, ou utilizar a força de choque do seu jogador para que o adversário ceda e cometa o erro de desproteger a bola.

Quando carrega em cortar, o seu jogador efectua o movimento de corte, e se o fizer a mais de 2 metros do adversário o seu jogador simplesmente irá ficar batido. Em outros jogos esta acção resultaria na aproximação do seu jogador ao adversário, por exemplo.

Agora junte este sistema defensivo, o mais realista dos jogos de futebol, com o sistema de física de Fifa 14. A combinação é um realismo nunca antes visto na jogabilidade de um jogo de futebol para consolas e PC.

fifa-14-moves

Não basta correr e driblar, os jogadores têm de pensar, não limitam os seus movimentos às suas posições tradicionais.

Além da física, Fifa 14 melhora também a inteligencia dos jogadores, adversários e colegas de equipa. Em títulos passados, era terrível verificar que o nosso colega de equipa estava ao nosso lado quando estávamos a fazer uma marcação cerrada no adversário. Em Fifa 14 isso já não acontece, por exemplo, se formos defender à linha com o trinco, o lateral e o extremo assumem novas posições defensivas deixando a tarefa de evitar a progressão do adversário conosco.

A estrategia da equipa adversária faz-nos entrar em jogos extremamente realistas. Nos modos mais difíceis, ou para os jogadores menos experientes, quando defrontamos adversários superiores, e começamos o jogo a ganhar, vamos ter a necessidade de pausar o jogo de forma a acalmar a equipa adversária que nos irá cair em cima. Em determinadas situações, a equipa adversária aplica uma estrategia tão pressionante que nem na troca de bola com o guarda redes conseguimos respirar.

Fifa-14-fora-de-jogo

Por outro lado, a inteligencia da nossa equipa também nos pode ajudar a abrir espaços e a efetuar contra-ataques mortíferos. Nunca num jogo de futebol me senti tão realizado por conseguir completar jogadas elaboradas ao primeiro toque com uma fluidez fulminante. O lateral irá subir se perceber que pretende uma tabela, mas o médio ofensivo também irá aproximar-se para lhe oferecer uma outra alternativa de passe.

Outro ponto importante é a movimentação quando encontra uma equipa fechada. Quando passa a bola do extremo para o médio, é natural que o extremo assuma outra posição e o lateral ocupe a posição do extremo. Em Fifa 14 a troca de posições ocorre de forma tão natural que praticamente não irá notar a falta dela. Os jogadores da sua equipa tentam esquivar-se da cobertura e não ficam simplesmente parados à espera do seu passe.

Fifa-14-Livepool

A unica falha na movimentação de Fifa 14 que notei foi a do guarda-redes. Raramente saiu da grande área para jogar a bola com os pés, mesmo quando ordenava a sua saída. A limitação ocorre também dentro da área, quando a bola vai sair e será nossa, mas não pretendemos perder tempo com o pontapé de baliza, o GR simplesmente não se faz à bola como nós o desejávamos de forma a evitar o pontapé de baliza.

Claro que nem todos os jogadores reagem de forma igual. Como na vida real, existem jogadores inteligentes e jogadores burros, uns mais atrevidos e corajosos, outros menos. E em Fifa 14 terá de perder algum tempo a elaborar a táctica perfeita para a sua equipa.

Fifa-14-Suarez

Este fator psicológico e cultural dos jogadores está mais presente no modo Ultimate Team, onde a química entre os jogadores realmente influencia a forma de jogar da sua equipa. Nacionalidade, clube, liga e forma de jogar influenciam as ligações e a entreajuda da sua equipa, tendo como consequência uma maior, ou menor interação dos seus jogadores durante as partidas. Gostávamos que este aspeto fosse mais influente nos restantes modos de jogo do Fifa 14.

Fifa-14-intervalo

Fifa 14 trás consigo o lado químico das relações entre jogadores

Como é tradição, o Fifa é bastante completo ao nível de diversificação nos modos de jogos, sejam eles online, ou, offline. A grande novidade neste Fifa 14 é a adição da "química" no modo Ultimate Team.

A "química" possui um papel fundamental na construção da equipa no modo Ultima Team e gostávamos de ver esta ideia aplicada nos outros modos. Dependendo de factores como nacionalidade, liga, clube, posição e estilo de jogo, um jogador poderá entender-se melhor com determinado companheiro e assim facilitar alguns pormenores durante o jogo. Tabelas, desmarcações e apoio dos jogadores são algumas das situações onde uma má química pode atrapalhar.

Fifa-14-Quimica

No modo Ultimate Team encontramos ainda uma espécie de colecção de cromos, que são os nossos jogadores. A diferença é que por exemplo, podem existir vários Rui Patrício em diversas equipas, com estilos de jogo diferentes e por consequência, preços de aquisição diferentes.

É também possível entrar em torneios online, ou, offline, bem como jogar contra a equipa da semana. Esta equipa da semana é composta por jogadores de várias equipas que se destacaram nos seus campeonatos naquela semana.

Fifa-14-Ultimate-team

Claro que em Fifa 14 encontra também várias competições oficiais de vários países. Portugal conta com o campeonato principal, taça de Portugal e taça de liga. Todas as equipas portugueses estão devidamente oficializadas com logos e nomes de jogadores. Incluía também modos cooperativos online, entre vários jogadores, onde cada um controla um jogador de campo, bem como o modo offline onde tem a opção de controlar um jogador de uma equipa, ou, criar o seu próprio jogador e começar uma carreira do 0.

Fifa-14-Jogador

Gráficos, interface e o pormenor do You'll Never Walk Alone

Graficamente, o Fifa 14 devia ser melhor. Existem demasiadas linhas rectas quando deveriam ser curvas. Algo que nos incomodou um pouco, porque até temos a ideia de que já vimos melhor na própria saga Fifa.

Apenas os jogadores mais famosos mundialmente é que possuem uma semelhança elevada ao seu aspecto real. Em alguns casos de jogadores de ligas mais alternativas, até a cor dos jogadores está errada, algo que não é propriamente uma novidade nestes jogos.

Fifa-14-Helton

Ficamos também desiludidos com a falta dos principais estádios portugueses no jogo. Por falar em estádios, a parte positiva da multimédia do jogo foi mesmo o audio. O ambiente nos estádios está muito bom, até conseguimos ouvir um You'll Never Walk Alone em Anfield Road.

Em Portugal conseguimos ouvir os cantigos básicos com o nome do clube. Já nos comentários, contamos com a voz de Hélder Conduto, com típicos comentários portugueses, onde perdem mais tempo a falar do passado e da vida dos jogadores do que propriamente do jogo. Algo que não é de todo negativo. Pena o Hélder Conduto ser alguém ligado a um clube, neste caso o Benfica, pois é o chefe de redacção no canal de cabo Benfica, mas isto são pormenores. Por vezes, e depois de jogar muito, os comentários tornam-se repetitivos, principalmente o "Pode marcar!", quando estamos ainda longe do alvo.

Fifa-14-Sporting

A interface do jogo foi totalmente remodelada. É agora mais fácil navegar pelos menos e são também mais apelativos. A interface tem o pormenor de fornecer informação real dos clubes, como jogadores e classificações.

Fifa-14-jogo

Os rectangulos com os diferentes modos de jogo conseguem fornecer informações sobre a nossa evolução de determinado "save", o que também é interessante. Conseguimos saber em que lugar estamos no Ultimate Team, sem iniciar-mos o "save", por exemplo.

Fifa-14-UI

Notas finais sobre a melhor aposta da temporada

Com os rivais tão pobres, o maior rival do Fifa 14 é o Fifa 13. Desde do lançamento dos novos métodos de defesa no Fifa 12 que a EA Sports ganhou uma larga vantagem em relação à Konami.

A parte boa é que Fifa não se ficou por aqui e melhorou. Este Fifa 14 trás mais consolidadas as grandes melhorias dos últimos títulos e é sem duvida o melhor jogo de futebol que pode adquirir nos dias de hoje.

Apesar de ser desenvolvido no Canada, no Fifa 14 os programadores e produtores conseguem entender um pouco da paixão do futebol, e o que é para um fã jogar com a sua equipa favorita totalmente licenciada. Além disso percebem de física e táctica de futebol o que faz deste Fifa 14 o melhor jogo para desfrutar de grandes partidas quer a nível superficial, quer a nível táctico.

Positivo:

Jogabilidade. Consolidação de características que marcaram positivamente os últimos títulos da saga. Inteligência dos colegas de equipa.

Negativo:

Alguma limitação de movimentos dos GR. Gráficos fracos.
Located in: Xbox 360