Análise - Forza Horizon

Publicado a: 17/Nov/2014 ; Por: Tiago Araújo

Forza Horizon é jogo para levar a namorada a ver por do sol

Caro leitor, está a ver aquele jogo que experimenta uma vez e fica com a certeza que o vai comprar e ainda pensa, vou andar só aqui a passear com o carro. Forza Horizon é esse tipo de jogo.

A condução e os gráficos de Horizon chegavam para alegrar as vistas aos apaixonados por automóveis. É como afirmo no titulo, este é o jogo para levar a namorada a passear. Os cenários são muito ricos e o jogo funciona de forma totalmente aberta, sem qualquer tipo de limite por zona.

Assim que jogar pela primeira vez este Forza, e principalmente quando ganhar uma maquina veloz, vai deliciar-se com a velocidade os cenários em redor que nem vai ligar para a evolução no jogo. Pronto para a análise?

Simulação + Arcade = Forza Horizon

Esta é a combinação perfeita para quem não é um fanático de uma certa atividade. Neste caso, automóveis. Forza Horizon consegue ser simples o suficiente para os jogadores casuais e consegue ir ao mais ínfimo pormenor no que diz respeito aos automóveis, de forma a agradar aos mais apaixonados da área.

Em Horizon encontramos uma enorme estrada aberta. Desde do primeiro minuto de jogo que consegue percorrer todo o cenário de jogo. A iluminação adequasse ao momento e os dias vão percorrendo à sua velocidade ao longo do tempo. Terá momentos noturnos e diurnos, mesmo que não entre em competição.

 
Forza-Horizon-graficos

Quando decidir entrar numa competição, ai sim, encontra a facilidade e características do lado Arcade de Forza Horizon. A maior parte das corridas encontram-se em festivais, onde o ambiente e a musica o contagiam de imediato.

A evolução e personalização dos automóveis também está presente, pensada para agradar a quem procura um simulador, permitindo a personalização peça a peça, ou para quem apenas quer mais velocidade, permitindo a compra de packs de atualização que melhoram os automóveis. Aqui existem níveis e só com evolução é que obterá os melhores packs e peças.

Outro fator importante para quem procura uma verdadeira simulação, são os automóveis. Em Forza Horizon só encontra modelos oficiais, nada de replicas com nomes trocados.

Forza-Horizon-graficos

Gráficos e áudio

Como já o demonstrei neste artigo, adoramos os gráficos do Forza Horizon, são qualquer coisa de espetacular. Os carros estão bem definidos, com todos os pormenores que os apaixonados procuram. As sombras, os reflexos, as área e a água a reagir com a passagem do carro, brilhante!

Apesar dos elogios no paragrafo acima, o melhor e mais espetacular são os cenários. Forza Horizon joga muito bem com a iluminação diurna e noturna, mas também com as sombras e beleza dos cenários de Colorado. São muitas as paisagens que ainda tenho na mente, depois de jogar Horizon.

O detalhe em todo o pormenor, desde da estrada, até ao mais ínfimo pedaço de madeira de uma casa, ou de uma vedação merece o seu merecido destaque nesta análise.

 

Forza-Horizon

Além das paisagens bonitas, desculpem, deslumbrantes, temos em ambientes noturnos a sinalização do festival Horizon, marcada pelo brilho dos foguetes no céu escuro. Os menus e interface do jogo também estão festivos, no devido contexto que o jogo merece, bem como fáceis de navegar.

No audio, os elogios repetem-se. A musica está totalmente dentro do contexto festivo e sempre que a adrenalina sobre, o ritmo aumenta. O barulho dos carros está também bem contextualizado. Forza Horizon conta com 3 estações de rádio, ambas com narradores bem colocados para o tipo de festival que o jogo é.

 

Jogabilidade e modos de jogo:

Forza Horizon é simples de se jogar, a condução é boa e está "calibrada" para cada veiculo. Sente o peso de um Ford Mustang de 60, e a leveza de um Pegeut 206. Existem vários tipos de automóveis e muitas relíquias para serem descobertas.

Uma das "missões" do jogo é encontrar algumas antiguidades abandonadas e restaurá-las. É necessário procurar por palheiros abandonados e os carros só aparecem consoante a evolução na carreira.

As corridas mano a mano, estão também presentes, bastando posicionar-se próximo do adversário com quem quer correr. Não tem hipótese de escolher o destino da corrida, o que seria algo interessante, mas também iria complicar um pouco mais este modo.

 

Forza-Horizon-imagem


Dentro dos festivais existem vários tipos de competições, desde das temáticas, até às mais excêntricas, uma das primeiras competições enfrenta um avião. Existem prêmios em carros, pontos e dinheiro. Todos tem utilidade, o dinheiro serve para comprar novas peças, reparar carros, ou simplesmente comprar novos veículos.

Drifts, contra relógios, promoções, entre outros estilos de corrida e passatempos também fazem parte do universo de Forza Horizon.

Ao nível do multijogador, existem várias tipos de corrida, entre as clássicas corridas, onde defronta várias adversários e onde a classe do carro é escolhida pela maioria, até ao King, onde o líder da corrida tem de fugir dos restantes jogadores, se lhe baterem no carro, peder a liderança e é a vez de outro para fugir.

 

Conclusão:

Forza Horizon é um jogão. Aliás, produzido pela Playground Games, financiado pela Microsoft, só podia dar nisto! O staff destes senhores é composto por pessoal que liderou, ou participou em equipas como Codemasters, Bizarre, ou Criterion, experiencia em criar jogos de condução não lhes falta.

Horizon é sem duvida um titulo recomendado para todos os possuidores de uma Xbox 360, matem o espirito de Forza, numa ambiente totalmente novo. Forza Horizon é capas de agradar a fanáticos e a casuais, pois mistura muito bem estes dois mundos, simulador e árcade.

Update (18 Abril): A Microsoft e a Playground Games tem acompanhado Forza Horizon com excelentes extensões, alguma delas gratuitas que estão disponíveis no Xbox Live e que acrescentam muito a este jogão!

Forza-Horizon-imagem

 Forza-Horizon-imagem-lateral

Positivo:

Gráficos e áudio. Junção perfeita entre simulador e árcade. Condução

Negativo:

Online merecia maior criatividade, mesmo assim está bom.
Located in: Xbox 360