Nokia Lumia 630

Publicado a: 12/Nov/2014 ; Por: Tiago Araújo

Dificil de igualar na relação qualidade/preço, o Nokia Lumia 630 é definitivamente recomendado

Comprar um smartphone barato já não é significado de comprar um mau equipamento. Comprar um Windows Phone também já não é significado de comprar um smartphone limitado e verde. Aliás, o Windows Phone é um dos responsáveis pela primeira afirmação ser verdadeira, bem como o Android. A diferença é que o Windows Phone consegue garantir a velocidade e a fluidez da interface durante toda a vida útil do seu smartphone.

Se optar por comprar este Nokia Lumia 630 muito provavelmente irá possui um smartphone rápido e fluído, sempre! Quem possui algum modelo da primeira geração do Windows Phone sabe dessa garantia, o meu LG Maximo 7 ainda é rápido e fluído, tal como nos primeiros dias de vida, algures em 2010, ou seja, 4 anos! Já não posso dizer o mesmo do meu iPad, ou dos meus Androids.

Esta é a grande vantagem do Windows Phone e por consequência, do Lumia 630. Irá comprar um smartphone que possuirá uma interface rápida e fluída, durante muito tempo. Este Nokia Lumia 630 vem equipado com a novíssima versão do sistema operativo da Microsoft, o Windows Phone 8.1.

Windows Phone 8.1, as principais novidades!

O Nokia Lumia 630 é o primeiro smartphone a chegar ao mercado com o Windows Phone 8.1. Existem várias novidades, desde de alterações de design, até novas funcionalidades. Destacam-se 3 novidades, Barra de tarefas, Cortana e Wallpaper para o inicio. Ao primeiro contacto com o Lumia 630 reparamos imediatamente com duas funcionalidades novas para o Windows Phone, Dual SIM e botões de controlo no ecrã.

O Windows Phone 8.1 trás consigo a possibilidade de acrescentar uma nova coluna de "Tiles" no menu principal, ficando agora com 3, bem como a capacidade de instalar aplicações num cartão microSD. O teclado suporta escrita do tipo swipe. Existem ainda algumas funcionalidades que para os utilizadores de sistemas operativos rivais são um novidade, mas que para os proprietários de smartphones com Windows Phone já não são, são elas o modo de poupança de bateria, novidade no Android L, e a capacidade para configurar um horário de silencio para o smartphone, também novidade em alguns dos rivais. Infelizmente o menu de definições está bastante extenso agora.

WindowsPhone81

Voltando às novidades principais. A ausência da barra de tarefas era uma grande lacuna no sistema operativo da Microsoft. Finalmente foi corrigida. Possui 4 botões que permitem o acesso rápido a funcionalidades básicas e personalizáveis. Nativamente vêm com atalhos para Wi-Fi, Bluetooth, Câmara e Brilho, mas pode alterar essas funcionalidades por outras, como Localização, Partilha de Internet via Spot Wi-Fi, Hora de silencio, Rotação, entre outras. Após esses 4 ícones encontra um pequeno atalho para as definições, seguido das notificações em si. Como pode ver pelas imagens, é uma barra simples, com um design focado nas notificações, permitindo uma personalização das funcionalidades e das aplicações que geram notificações. É assim que as barras de notificação devem ser.

Microfone-Lumia-630

Já a assistente pessoal, Cortana, voz e personagem retiradas do jogo Halo da Microsoft, é uma mais valia para o sistema operativo. Os amantes do jogo vão adorar, a voz é agradável de ouvir e as funcionalidades são apelativas. Conseguimos efectuar chamadas, mensagens, marcar eventos no calendário, activar alarmes, pesquisar na Web, no smartphone entre outras coisas. Está ainda indisponível em português, por isso se quiser ter a Cortana no seu smartphone terá de o colocar em Inglês dos EUA.

Quanto às pequenas mudanças de design, a nova coluna é interessante para ecrãs maiores, e a possibilidade de colocar um wallpaper por detrás dos tiles é interessante e pode criar um efeito muito bonito.

Windows-Phone-8.1

De realçar ainda novidades como a carteira que reúne todos os seus cartões e cupões de desconto, um novo design no calendário a na aplicação de reprodução de conteúdo multimédia, bem como um novo design na loja de aplicações.

É nas aplicações, principalmente no número de aplicações, onde normalmente caiem as criticas ao Windows Phone. Não tenha dúvidas, o Android e o iOS tem mais e melhores aplicações. Atualmente o Windows Phone não é uma prioridade para os desenvolvedores de aplicações, embora as apps principais estejam cá todas. Na nossa opinião, uma empresa que pensa globalmente já não deve colocar o Windows Phone de parte, pois se retirarmos o mercado dos EUA, o Windows Phone está lado a lado com o iOS, ao nível de percentagem de mercado.

Se optar pelo Nokia Lumia 630 deve saber que estará mais limitado que um utilizador de um smartphone Android no que toca a aplicações, mas também deve saber que um Android pelo mesmo preço do seu Lumia 630 está igualmente limitado, mas devido ao poder de processamento, fora algumas excepções, Moto G, por exemplo.

Lateral-Lumia-630Qualidade de construção do Nokia Lumia 630

Como manda a tradição dos Lumia, este 630 é colorido, muito colorido. Possui 5 cores disponíveis no total: Preto, Branco, Laranja, Amarelo e Verde. É construído em plástico de fraca qualidade, mas ainda assim, superior a muitos Android de topo. A capa traseira é removível, tal como a bateria.

Possui apenas 2 botões, o de desbloqueio e o de controlo de volume. Não existe nenhum botão dedicado à câmara, ao contrário do que tínhamos visto até agora na família Lumia. O jack de 3,5mm para phones de áudio está localizado no topo e a porta micro USB na base, como mandam as regras. Está tudo bem localizado, portas e botões, facilitando a vida a quem tem mãos pequenas.

Infelizmente o Lumia 630 não vem com cabo de dados na embalagem, para ligar ao PC. O carregador não permite a saída do cabo como tem sido normal nos últimos tempos. Caso não possua nenhum cabo microUSB-USB terá de adquirir um, caso queira ligar o seu Lumia ao seu PC através de um cabo, existem outras formas sem fios de o fazer!

Nokia-Lumia-630

Na parte da frente encontra um ecrã IPS de 4.5 polegadas. Este ecrã possui uma resolução de 480x845px, obtendo uma densidade de 218ppi. É um número abaixo do que estamos habituados a ver nos dias de hoje, mas perfeitamente normal para a gama de preço do Nokia Lumia 630. O ecrã possui ainda uma camada protectora Gorilla Glass 3, e a tecnologia ClearBlack da Nokia. Esta tecnologia da Nokia garante uma qualidade da cor preta muito boa. De realçar pela negativa a visibilidade das dedadas no visor.

Na parte de trás encontra a única saída de som do Lumia 630. Possui um volume muito alto, mas a qualidade deixa a desejar. Devido à localização da saída de som, foi comum abafarmos o som com a mão quando jogávamos, ou assistíamos a um vídeo segurando o Lumia.

microUSB-Nokia-Lumia-630

Desempenho poderia ser excelente, mas não é por culpa das memórias

O Nokia Lumia 630 está equipado com um processador Quad-Core a 1.2GHz de velocidade, mais precisamente o chipset Qualcomm Snapdragon 400. Apesar de nunca ter sido um processador de topo, é um modelo a ter muito em conta, principalmente nesta gama. É perfeitamente capaz de correr os títulos mais pesados na loja de aplicações do Windows Phone 8.1, mas a Nokia tinha de estragar a festa. Este Lumia 630 possui apenas 512MB. É um número perfeitamente razoável para suportar o sistema operativo, mas algumas aplicações da loja já exigem pelo menos 1GB de memória RAM, essas, não as vai poder instalar.

Notamos em alguns jogos pequenas quebras, nada de grave, mas por exemplo o jogo Dark Lands não corre de forma 100% fluída. 512MB de memória RAM usavam os primeiros Windows Phone 7 que chegaram ao mercado à 4 anos!

Lumia-630-imagem

Os problemas de memória não ficam pela RAM. O Lumia 630 possui apenas 8GB de memória para armazenamento, sendo que quase metade é ocupada pelo sistema operativo. A parte boa é que o Lumia 630 suporta cartões microSD e como já dissemos, o Windows Phone 8.1 suporta a instalação de aplicações no cartão SD. Caso contrário bastava colocar a sua musica favorita, instalar um jogo de 1GB e pronto, não cabia mais nada.

O preço é a justificação para quase todos os problemas deste Lumia 630. É um smartphone com uma configuração muito interessante, muito por culpa do processador, o Snapdragon 400 é raro de encontrar em smartphones que possuem preços de 119,90€, muito raro. Para o colocar neste patamar, existiram alguns cortes, a memória, a qualidade de construção, a resolução do ecrã e a câmara como vai ver à frente, mas continuamos a achar este Nokia Lumia 630 um excelente negócio.

Nokia-Lumia-630-phones

É raro dizer isso, mas a autonomia foi o motivo porque esta análise demorou mais tempo a ser publicada. Num dos testes que fazemos, o de pouca utilização, a bateria simplesmente não acabava. Por norma neste teste os smartphones duram entre 2, a 2 dias e meio. O Lumia esteve quase a conseguir os 4. O objectivo deste teste é analisar o consumo da bateria enquanto não usa o smartphone. Acreditamos que este excelente resultado seja obra do Windows Phone 8.1 e das suas capacidades de gestão de recursos enquanto está em espera. Apesar disso, a utilização normal deste smartphone, com a realização de chamadas, conexão à internet, utilização de aplicações, incluindo jogos, ouvir musica, entre outras atividades, fora das redes móveis, deverá aguentar sempre 1 dia sem carga. Quando liga o 3G, e quando utiliza muito os dois cartões, pois o modelo que recebemos é Dual SIM, a autonomia fica sempre inferior a um dia, com uma utilização pesada.

O Lumia é um smartphone Dual SIM, capaz de velocidades 3G até 21Mbps de download, não possui NFC, mas possui Bluetooth e Wi-Fi naturalmente. Possui ainda a capacidade de criar o seu hotspot Wi-Fi. Conte ainda com aGPS e GLONASS.

Nokia-Lumia-630-camara

Câmara surpreendentemente capaz em ambientes escuros, sem flash!

Tal como o título afirma, a câmara do Nokia Lumia 630 não possui flash, mas possui uma excelente qualidade fotográfica em cenários pouco iluminados. Não estávamos à espera. O software da câmara possui muita qualidade, é Nokia. Apesar disso, algumas aplicações Nokia não estão disponíveis para este Lumia 630.

A câmara não é boa, nota-se sempre demasiado grão nas fotos, sejam com boas, ou más condições de luz. A questão é que, em ambientes pouco iluminados, de noite, é esperada sempre uma má qualidade para as fotos capturadas por telemóveis. A questão é que nessa tarefa especifica, o Lumia 630 possui uma qualidade acima de média. Muito acima de média tendo em conta o preço!

As funcionalidades na captura de fotos são também muito acima da média neste patamar. A câmara permite a edição manual da velocidade de disparo, nos ISO, no brilho, no balanço de brancos e permite focagem manual. Existem ainda capacidades de edição após a foto ser capturada, como adicionar efeitos de motion, ou seleccionar objectos em movimento, podendo elimina-los, ou repeti-los por exemplo.

Infelizmente, não existe câmara frontal. Grava vídeo em HD. 

Foto-capturada-pelo-Lumia-630

Foto-capturada-pelo-Nokia-Lumia-630

(Imagens comprimidas para JPEG, para serem publicadas nesta análise)

Vale a pena comprar o Nokia Lumia 630?

Sim, vale muito. A este preço não existem Androids capazes de competir com o Lumia 630. Mogo G e o Moto E são os únicos que conseguem possuir preço e capacidade de processamento idênticas. Moto E possui um processador mais fraco e o Moto G está à venda por 173,90€ em Portugal.

A questão que normalmente se levanta é o Windows Phone. Bla, bla bla as aplicações. Sim, não vai possui tantas aplicações como no Android. Se optar pelo Nokia Lumia 630 os seus amigos com Android vão possuir jogos e outras aplicações que não vai encontrar na MarketPlace do Windows Phone. Em contra partida o seu smarpthone vai continuar rápido durante bastante tempo, o Android provavelmente não, a este preço certamente que não. Para ter uma noção, pessoalmente utilizo um Windows Phone da primeira geração diariamente como smartphone principal, à 4 anos, tenho 2 Androids com menos de 2 anos e um iPhone 4S desligados, pois simplesmente prefiro a velocidade do Windows Phone, à 4 anos rápido.

As principais aplicações estão disponíveis também no Windows Phone. As que não estão possuem uma alternativa quase pela certa. O que pode fazer é consultar a loja de aplicações para o Windows Phone, procurar pelas apps que acha que irá precisar. Se não existir na loja procure uma alternativa aqui, veja se possui qualidade suficiente.

Nokia-Logo-Lumia-630

Positivo:

Preço; Câmara em condições de pouca luz; Desempenho;

Negativo:

Não vem com cabo para ligar ao PC; Resolução do ecrã;
Located in: Nokia