HTC Desire

Publicado a: 06/Nov/2010 ; Por:

O HTC Desire é um veterano com um corpo e mentalidade de adolescente, ainda não envelheceu.

Se esta analise fosse feita no inicio do ano, quando o HTC Desire foi lançado em Portugal, não teríamos duvidas em afirmar que estávamos perante o melhor telemóvel Android do mercado e talvez o melhor telemóvel do mercado, tendo como grande rival o iPhone 3G S.

Hoje já não podemos afirmar o mesmo, o mercado já possui dispositivos que conseguem fazer frente ao HTC Desire e levar a melhor, falo do Samsung Galaxy S e do iPhone 4 por exemplo, mas mesmo assim o Desire consegue ficar no top 3 dos telemóveis de topo, muito por culpa da interface sense que ainda é a melhor no mundo Android.

Se tivermos em conta que o HTC Desire foi lançado em Março de 2010 e que os rivais que foram lançados em Agosto possuem especificações idênticas, isso diz muito da qualidade que este telemóvel da HTC possui.

DesireDesign:

Apesar de não ser sexy como um iPhone, este Desire é elegante e possui um material de construção muito bom e bem acima de média, mesmo para telemóveis de topo e para os seus rivais.

Os botões foram bem concebidos, na frente possui 4 botões físicos mais um híbrido entre um touchpad e um trackpad, funciona bem,mas era escusado.

Achamos um pouco grandes os botões de controlo de volume e mal localizado o botão de ligar e desbloquear o telemóvel. Fora esses pequenos erros, nada a assinalar, tudo impecável.

Interface:

Em tudo que é interface a HTC brilha como ninguém, são um exemplo a seguir, até conseguiram fazer do Windows Mobile uma boa interface táctil. Nos sistemas Android a interface Sense da HTC é simplesmente a melhor, ponto final.

Toda a interface é elegante, mas melhor são mesmo os widgets da HTC que são todos eles muito bem conseguidos a nível de funcionalidades e design.

O menu é simples, mas as definições podiam ser mais legíveis e fáceis de entender, embora esse problema seja geral no mundo Android. De realçar que a HTC foi a primeira a actualizar para a versão 2.2 do Android em Portugal.

HTC DesireHardware e Desempenho:

A interface do HTC Desire é fluída, mas sentimos um pequeno arrastar no multi-toque, mas pouco, apenas não brilha tanto como o dos rivais iPhone 4 e Galaxy S.

O ecrã AMOLED com 16 milhões de cores ainda é um destaque nos dias de hoje, o toque é preciso, apenas peca no multi-toque como já dissemos. O processador a 1GHz de velocidade é um exemplo, bem como os 576MB de memória RAM.

A nível de memória interna o Desire não vai alem do suficiente para armazenar o sistema Android e mais alguns dados, para conseguir armazenar mais informação necessita de um cartão microSD, o Desire vem com um de 4GB, mas suporta cartões ate 32GB.

A nível de conectividade este HTC ainda esta a par dos rivais, possui Wi-Fi e 3G com HSDPA de 7.2Mbps, bem como Bluetooth v2.1 com A2DP. A velocidade 3G não é das mais rápidas, mas ainda está a par dos rivais.

Câmara:

A câmara de 5MP está acompanhada por um LED que faz de flash, mas os resultados não são tão bons quanto era esperado. A câmara fotográfica possui foco automático e Geotagging.

Com a versão 2.1 do sistema Android, o HTC Desire passou a conseguir gravar vídeos em HD, com uma resolução de 720p a 30fps.

{artsexylightbox path="images/stories/galerias/HTC/Desire" previewWidth="200" previewHeight="150"}{/artsexylightbox}

Conclusão:

O preço de 519€ coloca o HTC Desire num patamar elevado, mas este é para nós um telemóvel capaz de marcar presença no top3 do mundo dos telemóveis, mesmo meses depois do seu lançamento, muito por culpa do seu excelente hardware que ainda figura nas especificações dos telemóveis mais recentes, bem como a sua interface Sense muito elegante e o seu sistema Android 2.2 actualizado.

Para fazer frente aos rivais mais recentes o Desire precisaria de actualizar alguns pormenores, como o ecrã ou a câmara, mas mesmo esses ainda são componentes de excelente qualidade nos dias de hoje.

O HTC Desire é um telemóvel recomendado, foi o melhor desde do momento em que foi lançado até ao final deste verão, onde chegaram finalmente os seus rivais, iPhone 4 e Samsung Galaxy S.

Positivo:

A itnerface Sense, o sistema operativo Android e a velocidade com que foi actualizado, o material de construção de qualidade.

Negativo:

A câmara não é de topo, o preço.
Located in: HTC