Asus BR-HD3

Publicado a: 28/Aug/2010 ; Por:

Com o Asus BR-HD3 conseguimos levar os videos, jogos, musicas para qualquer TV, sem utilizar fios, mas será que vale a pena ?

Os fios são coisa do passado, não, ainda não são, mas serão um dia certamente. O Asus BR-HD3 já está a marcar passo, é um transmissor HDMI sem fios, funciona de forma idêntica ao método das TV's LG Infinia, bem como das mais recentes Sony Bravia, mas o Asus BR-HD3 têm a vantagem de poder ligar-se a qualquer televisão ou monitor com entrada HDMI.

O conceito de poder ver um filme, jogar, ou ouvir musica quando quero e onde quero e sem redundância (sem duplicação de conteúdo entre maquinas) está cada vez mais próximo da realidade, pelo menos dentro de casa. Este é o papel do Asus HDMI BR-HD3, reproduzir o conteúdo da sua consola, leitor DVD/Blu-ray, computador, câmara (...) em qualquer TV, monitor, ou projetor e isto tudo sem fios.

O kit que testamos inclui dois dispositivos, um emissor e um recetor HMDI, tem um preço de 339€.

Asus BR-HD3

Interface:

Não existe interface, a configuração do Asus BR-HD3 é demasiado simples para necessitar de uma, basta fazer uma pequena configuração na resolução da sua máquina, em caso de estar a lidar com um sistema como um computador ou consola, nas restantes situação não é necessário tal coisa. Apesar de ser simples, era bem-vinda uma interface em que só fosse necessário um clique.

Não é pela dificuldade que a interface do Asus BR-HD3 peca, mas sim pelo motivo de o recetor e transmissor serem praticamente iguais, não há nada que diferencie (para quem os vê pela primeira vez), no início da nossa análise perdemos algum tempo nas configurações, pois pura e simplesmente tínhamos o recetor a fazer o papel de transmissor e o transmissor a fazer o papel de recetor, logo não funcionava.

A única diferença entre as duas peças é que o transmissor tem o painel atrás e o recetor tem o painel na lateral. Ambos os dispositivos possuem na base uma forma de serem colocados na vertical numa parede. O que não possuem é uma forma de se controlar um ao outro, por exemplo, no caso de uma ligação com um portátil a partir do momento em que ligamos o emissor ao PC temos de recorrer a um periférico sem fios, por exemplo um teclado multimédia, para poder controlar a máquina.

O Asus BR-HD3 apenas possui uma ligação HDMI, o que sabe a pouco, temos de recorrer a um switcher para não ficarmos limitados a um dispositivo. O Design é simples, acho que mais simples era difícil, são duas peças pretas, com o símbolo da Asus e 3 luzes azuis, energia (significa que está ligado), vídeo e link, esta ultima significa que está os dois dispositivos estão conectados.

Asus BR-HD3

Testes:

Testamos o Asus BR-HD3 em 3 situações, embora as 3 estejam praticamente sempre ligadas, são elas, vídeo em Full HD, jogos e áudio Utilizamos um portátil como emissor e o monitor LG E2250V como recetor. Os testes além de variarem no tipo de conteúdo, variam também na distância.

A Asus afirma que BR-HD3 consegue transmitir o sinal em condições excelentes até uma distância de 30 metros, no entanto a marca também refere que num ambiente doméstica (com paredes) a distancia diminua para 10 metros. Nos testes que efetuamos não notamos perdas de qualidade até aos 15 metros, num ambiente com varias paredes entre o emissor e recetor, mas notamos que em situações em que haja movimento de pessoas ou portas a transmissão perde muita qualidade.

No caso do áudio, como já seria de esperar, não houve qualquer tipo de problema, é um conteúdo que não requer muito esforço por parte do Asus BR-HD3, apenas tivemos de colocar o portátil a transmitir áudio via HDMI (No Windows 7: Iniciar - Painel de controlo – Hardware e som – Som – Colocar por defeito a saída HDMI).

Com o vídeo também não tivemos qualquer tipo de problema, também necessitamos de colocar o áudio via HDMI para podermos ter som. No caso do vídeo testamos vários filmes em full HD, em situações adequadas (a nível de distancia e obstáculos) não tivemos qualquer tipo de problema, o vídeo correu fluidamente.

Já nos Jogos a conversa não é mesma, se utilizarmos uma consola para jogar não há problema, agora como utilizamos um portátil a mudança de resoluções entre o ambiente Windows e a dos jogos faz com que o Asus BR-HD3 perca o sinal e isso obriga-nos a reiniciar o Asus BR-HD3 para voltar a ter o sinal, o que por vezes se torna chato.

Asus BR-HD3

Conclusão:

O Asus BR-HD3 é uma peça cara, não é algo que normalmente se compra por impulso, convêm olhar para os seus dispositivos HDMI em casa e ver se vale a pena gastar 339€ no Asus BR-HD3. Depois, existe um fator muito importante a ter em conta, que é o facto de as TV’s mais recentes já possuírem tecnologias idênticas, e na maior parte dos casos apenas possuem o emissor, pois o recetor já se encontra na TV. Esta é uma vantagem do transmissor da Asus, pois pode ser aplicado a mais do que uma TV, mas peca por ter de utilizar duas peças que acabam por ocupar sempre espaço.

Se tiver muitos dispositivos ligados via HDMI à sua TV, o Asus BR-HD3 poderá ajudar imenso, caso compre uma expanção de portas HDMI.

http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8" /> name="ProgId" content="Word.Document" /> name="Generator" content="Microsoft Word 12" /> name="Originator" content="Microsoft Word 12" /> switcher

Positivo:

Simples de configurar

Negativo:

Caro e limitado, o que pode questionar a sua utilidade
Located in: HDMI Wireless